Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Começa segunda eliminatória da Olimpíada Esportiva da rede municipal

 

Começa segunda eliminatória da Olimpíada Esportiva da rede municipal

 

Prossegue até o próximo dia 3 de maio, a segunda etapa da fase eliminatória da 2ª Olimpíada Esportiva do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, que reúne cerca de dez mil alunos do primeiro ao quinto ano. As provas estão sendo disputadas na EM Prof. Paulo Nunes, no Morro Branco. Por conta do sucesso da primeira edição, neste ano a competição foi ampliada e terá um total de quatro eliminatórias antes da fase final, prevista para o mês de setembro.
Participam da segunda eliminatória os alunos das escolas municipais Pref. Gentil de Moraes Passos, Ver. Antonio Rodrigues Gallego, Dr. Aristides Jacob Álvares, Prof. Aurelino Leal, Profª Maria Cristina Diniz de Almeida, Profª Maria Eulália Nobre Borges, João Geraldo dos Santos, José Marinho Ferreira, Benedito Vieira da Mota e Ver. Augusto dos Santos. Eles disputam as modalidades de cabo de guerra misto, estafeta mista (obstáculos e lançamentos), arremessos de pelotas, corrida de barreiras, revezamento, corrida de velocidade, salto em distancia, rouba bandeira, damas, tênis de mesa, futsal, handebol, cambio, atletismo e queimada.
O objetivo da Olimpíada Esportiva realizada pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos da rede municipal, além de fomentar o desporto escolar no município de Itaquaquecetuba. De acordo com a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, os esportes auxiliam tanto as questões cognitivas dos alunos, quanto propicia noções pontuais de cumprimento de regras, normas e respeito ao próximo: “É a melhor forma de reforçar valores positivos na formação integral do aluno, além de incentivar a busca pela melhor qualidade de vida”.
Etapas As próximas etapas eliminatórias acontecem na EM Guilherme Donizete dos Santos Silva, de 22 a 26 de maio, e na EM Josefa Costa de Souza Moura, de 5 a 9 de junho. A fase final está marcada para o dia 6 de setembro, também na EM Josefa Costa de Souza Moura.
Avaliação Para a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, estimular o desenvolvimento do esporte por meio das olimpíadas é uma ação de extrema relevância para os alunos: “Têm sido notório a satisfação de cada criança ao participar das provas e dos jogos. Além disso, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos praticantes, praticar esportes auxilia na formação integral dos alunos”.
Segundo o idealizador do evento, o professor Hélcio Viriato Autor Júnior, na 1ª Eliminatória os jogos ocorreram de forma muito satisfatória e nesta etapa o evento será mais extenso por causa da quantidade de escolas que pertencem à Região Central e Adjacências da cidade: “Com toda a certeza teremos um ótimo resultado, por conta da organização e antecipação da equipe da Semecti”.