Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Campanha de vacinação contra gripe será dividida em quatro etapas em Itaquá

 

Campanha de vacinação contra gripe será dividida em quatro etapas em Itaquá

 

Começou nesta segunda-feira (17 de abril) a campanha de vacinação contra a H1N1 em Itaquaquecetuba. A mobilização será dividida em quatro etapas, para atender crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes. A novidade deste ano é que policiais e professores da rede pública e privada também deverão ser imunizados.
Em Itaquaquecetuba, serão disponibilizados 17 postos fixos de vacinação. De acordo com Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas contra a gripe serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
A campanha de vacinação segue até o dia 26 de maio. A primeira etapa de imunização é voltada para os trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos ou mais. Gestantes, mulheres no período de pós-parto e crianças com idade entre seis meses e cinco anos serão imunizadas a partir do dia 24 de abril. Já as pessoas com doenças crônicas deverão ser vacinadas a partir do dia 2 de maio.
No dia 8 de maio será a vez dos professores, além de policiais e demais profissionais ligados ao sistema prisional, receberem as doses da vacina. Este grupo foi incluído no cronograma a campanha este ano.
O Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Itaquaquecetuba está programado para 13 de maio, quando a Secretaria de Saúde fará uma mobilização entre as equipes de vacinação para imunizar as pessoas acamadas que estão inseridas entre os grupos prioritários da campanha.
A meta este ano é imunizar 53.610 munícipes, mas vale destacar que o número ainda não inclui os cidadãos que possuem alguma doença crônica, o que significa que até o final da campanha Itaquaquecetuba pode imunizar um número superior ao previsto na meta. Em 2016 foram imunizadas 72.856 pessoas em Itaquaquecetuba, incluindo as pessoas com comorbidades.   
PREVENÇÃO – Além da vacina, medidas simples como higienizar com frequência as mãos e manter os ambientes arejados podem evitar a contaminação pelo vírus da gripe. Outra dica importante é utilizar um lenço para cobrir a boca ao tossir no lugar de usar as mãos. A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba também orienta que neste período é importante ingerir bastante líquido e se alimentar corretamente.