Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Mais sete escolas garantem vaga na final da III Olimpíada D+ Conhecimento

 

Mais sete escolas garantem vaga na final da III Olimpíada D+ Conhecimento

 
Sete escolas garantiram vaga nas finais da terceira edição das Olimpíadas D+ Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba, marcada para cinco de setembro, ao se classificar durante a segunda eliminatória, disputada no último dia 6 de abril, EM Sebastião Gregório.
Na 3ª Olimpíada D+ Conhecimento, alunos das 42 escolas da rede municipal participantes disputam seis vagas (por ano escolar) na decisão. As próximas eliminatórias acontecem em 18 de maio. A primeira eliminatória aconteceu em 23 de março.
A Olimpíada D+ Conhecimento foi idealizada pela Prefeitura de Itaquaquecetuba como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, estimular os alunos ao estudo da Matemática, da Língua Portuguesa e outras áreas, além de familiarizá-lo com as questões e o estilo das avaliações externas, como a Prova Brasil. Para os professores, a competição funciona como mais uma ferramenta para contribuir com o desenvolvimento do trabalho pedagógico em sala de aula.
As 42 escolas participantes foram divididas em três polos, com 14 escolas e as Olimpíadas consistem de quatro fases. Na primeira fase, os alunos recebem estudos nas diferentes áreas de conhecimento, com base na Proposta Curricular Municipal e nas diretrizes da Provinha Brasil, Prova Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização.
Na segunda fase, cada unidade escolar seleciona a equipe de alunos que vai representá-la nas fases seguintes. As equipes são compostas por 15 alunos, sendo o melhor aluno de Língua Portuguesa, de Matemática e de Conhecimentos Gerais do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto anos.
Na terceira fase (eliminatórias), as escolas disputam entre si, dentro dos polos, nas três datas mencionadas. São duas vagas, por disciplina e por turma, para cada polo. Desta forma, seis alunos do primeiro ano, seis do segundo, seis do terceiro e assim, sucessivamente, representarão suas escolas nas provas de Língua Portuguesa. O mesmo vale para Matemática e para Língua Portuguesa.
Nesta segunda eliminatória, classificaram-se as seguintes escolas: EM Vice-prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva e EM. Ver. Leolino dos Santos (1º ano); EM Profª Olívia Aparecida da Costa Silva Guglielmo e EM Prof. Orlando Bento (2º ano); EM Profª Olívia Aparecida da Costa Silva Guglielmo e EM Josefa Costa de Souza Moura (3º ano); EM Sebastião Gregório e EM Josefa Costa de Souza Moura (4º ano); e EM Vice-prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva e EM Prof. Michel Alves (5º ano).
Para a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, além de propiciar uma competição sadia e diferenciada, que estimula a ampliação do repertório de conhecimento dos alunos, o evento possui grande relevância educacional por estimular aos discentes o gosto pela pesquisa: “Além de tudo isso, a Olimpíada D+ Conhecimento também tem contribuído e muito para a elevação dos índices de referência de qualidade do ensino municipal”.