Publicado em 14/10/2016 às 07:38:28 - Atualizado em 14/10/2016 ás 07:38:28

 

Arte e Artefatos em exposição no Museu de Itaquaquecetuba até o fim do mês

 

Arte e Artefatos em exposição no Museu de Itaquaquecetuba até o fim do mês

A exposição “Arte e Artefatos” permanece até o dia 30 de outubro, das 8 às 17h, no Museu de Itaquaquecetuba, Praça Padre João Álvares, 49 - centro. A mostra é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Cerca de 50 telas espalhadas pelo espaço do Museu Municipal chama a atenção da população e dos estudantes. Essas obras foram produzidas pelas monitoras das oficinas: de pintura, Marlene Bearari e Maria Ivonete, de artesanato, Ione de Carvalho, além de alunos. O talento dos artistas pode ser verificado nos quadros com temas diversificados: paisagens, natureza morta, figurativo, entre outras. O colorido e a sensibilidade encantam quem entra no museu.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima, a exposição faz parte das ações em comemoração ao aniversário dos 456 anos de Itaquaquecetuba e também tem como intuito fazer com que a população conheça o trabalho desenvolvido pelas oficinas de arte terapia do Projeto Casa Aberta e de artesanato do Fundo Social de Solidariedade. A secretária visitou a exposição e parabenizou as monitoras e os alunos pelas obras de arte.

Este trabalho desenvolvido pela Casa Aberta e o Fundo Social tem como objetivo estimular a inclusão social por meio de práticas signi?cativas, além dos processos de aprendizagem que aumentam a autoestima, quali?cação e integração dos alunos. As oficinas contam com a dedicação, técnica e o suporte de pro?ssionais especializados nessas atividades.

“Muitos alunos se preocupam em deixar sua casa bem decorada e aconchegante com as telas coloridas, mas temos também os benefícios à saúde. Este trabalho ajuda a exercitar a mente e a mantê-la ativa. Estudos científicos mostram que o desenho, a pintura e o artesanato servem como terapia, porque ativam os canais sensoriais, equilibrando as emoções e a imaginação”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social.

O museu oferece o serviço de visita orientada aos alunos do Sistema Municipal de Ensino e grupos compostos por no mínimo cinco pessoas, desde que agendado com antecedência.

Serviços

Informações: 4642-5076

Local: Museu de Itaquaquecetuba - Praça Padre João Álvares, 49 - centro

Período da Exposição: até dia 30 de outubro.

Horário: 08 às 17h – de segunda a sexta-feira