Publicado em 10/10/2016 às 07:31:16 - Atualizado em 10/10/2016 ás 07:31:16

 

Escolas municipais realizam o Projeto Tenda da Leitura

 

Escolas municipais realizam o Projeto Tenda da Leitura

As unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba realizaram no início deste mês o projeto Tenda da leitura. Alunos e educadores utilizaram o espaço das escolas para fazer a leitura de livros, recitar poesias, contos, ficção, romances e histórias. Criatividade e entusiasmo não faltaram nas tendas coloridas e mágicas, que fazem parte dessa ação realizada pela Prefeitura.

A intenção foi mostrar que a leitura é um ato prazeroso, fundamental no dia a dia. Para o prefeito municipal, Mamoru Nakashima, a escola precisa incentivar a leitura para formar leitores críticos, que buscam o conhecimento.

As várias modalidades da leitura instigam os alunos a ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir pensamento crítico de outras pessoas sobre o assunto, além de ampliar seu olhar em relação ao mundo. Estas ações desenvolvidas pela escola, ao longo do ano, foram apresentadas nas tendas.  As crianças leram livros, jornais, revistas e gibis, organizaram saraus, jograis e concertos de leitura.

Os educadores também incluem brinquedos e brincadeiras como parte da formação de alunos leitores. Nesta mistura de livros e brinquedos, a criança desperta seu imaginário e, com isso, o desejo de ler.

Esta mobilização tem o intuito de reunir o maior número de pessoas em prol da leitura com a proposta do hábito de ler todos os dias. Além dos alunos e professores, participarão do evento os funcionários e a comunidade.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo, o projeto, prioridade nos anos iniciais da Educação Básica, desperta o imaginário da criança que se empolgada e viaja pelas páginas dos livros. “Constrói o seu próprio mundo, vai além da história”.