Publicado em 05/04/2016 às 09:39:40 - Atualizado em 07/04/2016 ás 07:27:00

 

As Caravanas do Esporte e das Artes se despedem de Itaquaquecetuba

 

 

As Caravanas do Esporte e das Artes se despedem de Itaquaquecetuba

No dia 6 de abril, encerrou as atividades das Caravanas do Esporte e das Artes no Parque Ecológico de Itaquaquecetuba, Rua Cabrália Paulista, s/nº, Bairro da Estação. Houve uma cerimônia de certificação dos alunos e docentes que participaram das formações, às 17h30, na EM Vereador Augusto dos Santos, localizada no parque. Em seguida as Caravanas se despediram com uma sessão noturna de cinema, aberto à comunidade, vídeos e exibição do filme Disney.

Três mil crianças, do Ensino Fundamental, do Sistema Municipal de Ensino, participaram, durante três dias, de várias atividades: esportivas, musicais, sessões de cinema, vídeos, filmes, entre outros. O objetivo foi garantir o acesso, aos alunos e professores, às diversas linguagens artísticas de forma inclusiva, por meio das formações, atividades interativas e lúdicas.

“As Caravanas mobilizaram a cidade com várias atividades, inclusive formações para os professores, receptivos as novas mudanças. Foram três dias de muita ação e novos conhecimentos. Itaquaquecetuba só tem a agradecer o carinho e a dedicação dos profissionais das Caravanas e o envolvimento dos professores, alunos e demais servidores na realização deste grande evento”, comentou o prefeito Mamoru Nakashima.

Este projeto é de responsabilidade social da ESPN, da Disney, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, o Instituto Esporte e Educação, o Canal de TV ESPN Brasil e o Instituto Mpumalanga Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente.

Os professores elogiaram as formações (Esporte Educacional, Viva com Arte e Jovens Autores com a escritora e poetisa Bruna Beber) com várias dinâmicas de grupo, realizadas na EM Vereador Augusto dos Santos, no Parque Ecológico.  

As atividades musicais e de danças possibilitaram aos docentes desenvolver as habilidades como ritmo, atenção, concentração, organização pessoal e trabalho em equipe. “Esse trabalho estimula a prática de esporte e das artes entre as crianças, uma ação fundamental no seu desenvolvimento. Os resultados são excelentes, pois a passagem da caravana deixa frutos e desafios que o município dará continuidade”, disse a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa.

A ESPN Brasil mostrará um documentário jornalístico com duração de uma hora, veiculados mensalmente na sua grade de programação. São ações dos projetos, com abordagem socioeconômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região.