Publicado em 26/03/2014 às 00:00:00 - Atualizado em 26/03/2014 ás 00:00:00

 

UBS do Jardim Odete realiza exames de Tuberculose

 

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Odete em Itaquaquecetuba esta realizando exame para detectar a presença da doença Tuberculose em pacientes da UBS.

Ó exame é chamado de Pesquisa de Sintomáticos Respiratório, mais conhecido como exame de escarro, que posteriormente é encaminhado a Vigilancia Epidemiológica que repassa para o Laboratório Municipal, onde é diagnosticado e notificado cada caso, para em seguida iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Na UBS do Jardim Odete são coletados cerca de 20 exames diariamente, pois a campanha faz parte da rotina da Unidade.

tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.

transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Odete esta localizado na Rua Visconde de Taunay, 270 – Jardim Odete, os telefones para contato são: 4642-9478 e 4645-2739.