Publicado em 09/12/2014 às 10:49:30 - Atualizado em 09/12/2014 ás 10:49:30

 

Prefeitura adota medidas para melhorar o trânsito no Centro em dezembro

 

A Prefeitura de Itaquaquecetuba anunciou algumas medidas para melhorar o trânsito – tanto de carros, como de pedestres – no Centro durante o mês de dezembro, quando acontecem as festas de fim de ano. A principal delas será a suspensão do sistema de Zona Azul e a proibição de estacionar os carros na região central. A medida valerá apenas para os dias de maior movimento: sexta-feira, sábado e domingo.

O secretário de Transportes de Itaquaquecetuba, Dalton Dename, afirmou que as medidas se fazem necessárias porque o Centro não está preparado para receber o fluxo de carros que passa pelo local nesta época do ano. “São ruas antigas que não foram projetadas para isso”, afirmou.

Com a proibição dos carros estacionarem no Centro, as principais vias ganharão uma faixa a mais de tráfego. E, com mais espaço, o trânsito fluirá mais intensidade. “Com apenas uma faixa, como acontece hoje, as filas de carros se afunilam e o motorista perde muito tempo para cruzar o Centro”, avaliou Dalton.

A preocupação da Prefeitura não é só com os carros, mas também com os pedestres. Outra medida importante foi o aumento das calçadas.  Durante os dias de semana, os agentes do Trânsito colocarão cones nas ruas e as pessoas ganharão mais espaço para caminhar. “Dessa forma os consumidores terão mais conforto e segurança para fazer suas compras”, disse Dalton.

O secretário lembrou que em anos anteriores as ruas principais eram fechadas e o trânsito deslocado para as vias paralelas. Apenas pedestres podiam chegar a área central. “Além de ser uma medida arbitrária, não melhor ao trânsito. Os carros são deslocados para ruas paralelas, sem estrutura, e a situação só piora”, avaliou Dalton.