Publicado em 25/03/2014 às 00:00:00 - Atualizado em 25/03/2014 ás 17:43:00

 

workshop para os educadores

 

Projeto Ecoviver realiza workshop para os educadores
do Sistema Municipal de Ensino
Uma iniciativa educativa e artística que estimula e difunde trabalhos para a conscientização ambiental

No dia 22, às 8h30, houve no auditório, Leia Leite de Paula, na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Semecti, o primeiro workshop sobre sustentabilidade com 60 educadores do Sistema Municipal de Ensino. Este projeto é desenvolvido no município pela Semecti em parceria com a empresa Ecopistas pertencente ao grupo Ecorodovias, com a finalidade de formar os educadores por intermédio de ações que beneficiam a sociedade e propagam o conhecimento sobre o meio ambiente para os alunos e a comunidade. 
O tema é A arte de viver e transformar o meio. Os educadores aplicam esta metodologia em sala de aula, com atividades que sensibilizaram os alunos de Ensino Fundamental (5º ano), proporcionando as intervenções artísticas e a criatividade. Os trabalhos são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas que acontecem em cada escola participante. O objetivo principal é estimular a criatividade, valorizar a produção dos alunos e incentivar para que se expressem artisticamente. As unidades participantes do projeto são: Guilherme Donizete Silva dos Santos; João Geraldo dos Santos; Joaquim Perpétuo; Prof. Michel Alves de Souza; Shozayemon Setokuchi; Profª Maria Eulália Nobre Borges; Dr. Charles Henry Tyler Townsend; Profª Maria Cristina Diniz de Almeida; Orlando Bento da Silva; Sebastião Gregório dos Santos; Vice-Pref. Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva; Pref. Benedito Barbosa de Moraes; Ver. Augusto dos Santos; José Marinho Ferreira e Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto da Silva.
A coordenadora pedagógica do Ecoviver, Elaine Lopes, é a interface do projeto na cidade, ela trabalha a temática da sustentabilidade com os educadores, voltando-se para o bem-estar dos indivíduos na comunidade. 
Este projeto é desenvolvido por ambientalistas e pedagogos que dão suporte aos professores para que eles possam abordar o assunto em sala de aula e também estimular os alunos a realizar produções artísticas sobre o tema proposto. 
A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, parabeniza a equipe do Ecoviver e o empenho dos professores na realização deste projeto: “São atividades que envolvem o educador e o educando e despertam um novo olhar em relação à realidade local e as questões da atualidade em prol da conservação do meio ambiente”.
Todas as iniciativas e parcerias visam à melhoria na qualidade de ensino e são apoiadas pelo Prefeito de Itaquaquecetuba que prioriza a Educação no município.