Publicado em 01/10/2014 às 13:45:41 - Atualizado em 03/10/2014 ás 14:27:00

 

Comemoração do Dia do Idoso reúne 400 pessoas em Itaquá

 

Em Itaquaquecetuba a data foi marcada por uma programação especial com palestras voltadas para qualidade de vida, ginástica, dança, entre outras atividades realizadas no CEMI
Cerca de 400 pessoas participaram da comemoração ao Dia do Idoso nesta quarta-feira (01), em Itaquaquecetuba. O evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, contou com uma programação especial no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI), que incluiu palestras, ginástica, dança, acupuntura, entre outras atividades para a turma da melhor idade.
“Um Novo Olhar para um Novo Tempo” foi o tema escolhido para marcar a data este ano. A abertura do evento foi feita pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima, que ao lado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima; do secretário de Saúde, Willian Harada; da secretária de Desenvolvimento Social, Claudia Marzagão; e demais secretários municipais; destacou as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal e que são voltadas para as pessoas com mais de 60 anos.
“Acabamos de inaugurar a segunda academia ao ar livre do município, de um total de 30 que serão instaladas com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população através da prática de exercícios. E já estamos ampliando os serviços oferecidos na cidade”.

Na oportunidade o prefeito lembrou que no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), são oferecidas atividades como ginástica, alongamento, musculação, pilates, voleibol adaptado, malha, atletismo, jogos de mesa, caminhada ao ar livre, aulas de coreografia, dança de sala, violão, coral, artesanato, alfabetização, além de reuniões socioeducativas. “O mesmo trabalho desenvolvido no CEMI estamos levando para os bairros por meio dos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que temos na cidade”.

Atualmente, a turma da melhor idade atendida pelos CRAS de Itaquá já conta com atividades como alongamento, reuniões socioeducativas e ainda oficinas de convivência, além da exibição de filmes, visitas domiciliares e a inserção em programas sociais implantados no município, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Marzagão, o foco da gestão tem sido tirar os idosos do isolamento. “O acompanhamento da família nas atividades e no dia a dia do idoso é fundamental para que ele tenha mais qualidade de vida”.