Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Três unidades de saúde de Itaquá receberão projeto para gestantes estes mês

 

Em janeiro, os encontros de gestantes do “Nascer Feliz” serão realizados em três unidades de saúde: UBS (Unidade Básica de Saúde) Monte Belo, UBS Maragogipe e UBS Jardim do Carmo. As palestras e oficinas do projeto estão previstas para ocorrer entre os dias 12 e 18, de acordo com o atendimento das grávidas de cada posto. Empregabilidade, benefícios sociais, violência doméstica e obstétrica, dicas de amamentação e de massagem para o bebê, bem como direitos sexuais e reprodutivos.

A iniciativa é voltada para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e atendidas pela rede municipal de saúde. O projeto “Nascer Feliz” é realizado através da parceria das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade.

O projeto prevê quatro encontros de gestantes, envolvendo palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de temas voltados para áreas de direito social, assistência social e empregabilidade.

Nesta sexta-feira, dia 12, haverá palestra do “Nascer Feliz” na UBS Monte Belo, às 14h, onde será apresentado o projeto e abordado o tema “Violência Obstétrica”. Já na próxima quarta-feira, dia 17, o mesmo tema será discutido na UBS Maragogipe, às 11h.  O projeto segue na quinta-feira, dia 18 de janeiro, para UBS Jardim do Carmo, unidade onde as gestantes terão orientações sobre benefícios sociais, a partir das 11h.

No final de cada ciclo, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos, incluindo manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos.

A esposa do prefeito Dr. Mamoru Nakashima e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a Dona Jô, afirma que a iniciativa visa atender as primeiras necessidades do neném ao nascer e os kits foram doados para o Fundo Social através de uma parceria feita por ela com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Itaquá, que angariou as peças com a campanha “Mãos que ajudam 2017”.

 “Nosso foco é levar informação para as mãezinhas e dicas importantes. Aproveitamos também para orientá-las quanto aos seus direitos. Ao concluirmos essa etapa, as gestantes recebem um pequeno enxoval para o neném, no entanto, o objetivo maior é prepará-las para etapa que estão vivendo”, explicou Joerly. 

Em dezembro, os encontros do “Nascer Feliz” foram realizados nas USF Pequeno Coração, UBS Morro Branco e UBS Jardim do Carmo.

Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.