Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Eleição define membros do Conselho Municipal do Idoso de Itaquaquecetuba

 

No dia 5 de fevereiro será realizada a votação para a escolha dos novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Itaquaquecetuba. A eleição deve ocorrer das 8h às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro). Para votar, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial com foto e título de eleitor, podendo usar o comprovante de votação da última eleição ou certidão de regularidade expedida pelo Cartório Eleitoral.

Treze candidatos vão disputar a eleição que irá definir os novos conselheiros para o biênio 2018/2020. Serão eleitos titulares os cinco candidatos mais votados.

O Conselho Municipal do Idoso é formado por dez membros, seus respectivos suplentes, de acordo com a paridade e proporcionalidade entre o Poder Público (representantes da Secretarias: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Assuntos Jurídicos e do gabinete) e os segmentos da Sociedade Civil (representantes de entidades, associações ou grupos da melhor idade) .

Cabe ao Conselho Municipal do Idoso Itaquaquecetuba formular diretrizes para o desenvolvimento das atribuições de proteção e assistência que o município deve prestar aos idosos, nas áreas de sua competência, além de estimular estudos, debates, pesquisas, objetivando prestigiar e valorizar aos idosos. O CMI deve propor medidas que visem garantir ou ampliar os direitos dos idosos, eliminando toda e qualquer disposição discriminatória, assim como incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa.  É função do conselho, estimular a elaboração de projetos que tenham por objetivo a participação do idoso, nos diversos setores da atividade social, examinar e dar encaminhamento a assuntos que envolvam problemas relacionados aos idosos e criar um regimento interno para o funcionamento do CMI. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 4732-2840 / 4647-0155.