Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Time do Emprego auxilia trabalhadores em suas buscas por empregos

 

O “Time do Emprego” é uma capacitação que consiste na oferta de instruções que têm por objetivo orientar e preparar o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

No decorrer de 12 encontros – com três horas de duração cada – os facilitadores (como são chamados os orientadores de cada turma que, no caso de Itaquaquecetuba, são Ednilson Rodrigues e Maria de Lourdes Souza) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal, comunicação e expressão, entre outros conteúdos.

Além disso, os participantes serão incentivados a conhecerem a si mesmos, assim como, suas competências e habilidades para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho. O material didático (composto por mochila, apostilas, caderno etc) é oferecido gratuitamente.

Vale lembrar que, em Itaquaquecetuba, o referido programa é realizado em diversos pontos estratégicos da cidade, tais como: associações de bairro, unidades escolares, unidades do Cras, prédios públicos, entre outros. Segundo os gestores municipais, o objetivo é descentralizar o atendimento para que cada vez mais pessoas possam ter acesso à esta importante capacitação oferecida pelo governo estadual em parceria com a prefeitura.

À título de curiosidade, 306 munícipes participaram do programa em 2017. Destes, 93 foram (re)inseridos no mercado de trabalho.

Para 2018, novas turmas estão sendo montadas. Para mais informações sobre o período de inscrições para o próximo exercício e funcionamento do programa no município, o telefone é: 4642-2121.

 

Outras Capacitações:

 

Além do “Time do Emprego”, outras capacitações são oferecidas aos munícipes com a intenção de melhor prepará-los ao mercado de trabalho e/ou promover a atualização de algumas práticas laborais.

As palestras e oficinas são oferecidas em diversos pontos da cidade e seus temas são escolhidos de acordo com as demandas apresentadas.

“Gerenciamento de Conflitos”, “Criando vínculo com os clientes”, “Produtividade na Melhor Idade”, “Currículo Digital”, “Restaurando a autoestima (para pacientes com problemas de saúde mental)”; são alguns dos temas desenvolvidos durante o ano.

Vale destacar que tais capacitações são oferecidas também aos agentes públicos municipais. A próxima, por exemplo, está prevista para acontecer no dia 17 de janeiro, no auditório da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico - SEMDE (sito à Rua Dom Thomaz Frey, 89, centro), entre 09:00 horas e 16:00 horas. A mesma versará sobre questões que envolvem “Liderança”.

Cerca de 4.400 pessoas participaram destas atividades em 2017 e a expectativa dos gestores municipais é de que o programa de capacitações possa atingir o maior número possível de munícipes, também em 2018.