Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Profissionais dos CRAS recebem capacitação para aprimorar o atendimento às famílias

 

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está capacitando às equipes que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As formações foram realizadas durante o mês de novembro, com o foco de aprimorar os atendimentos e os serviços disponibilizados pelos equipamentos de assistência social.
Cerca de 30 profissionais (assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais) participaram de um ciclo de palestras sobre o reordenamento do SCFV para reforçar o padrão de qualidade do serviço no município. As equipes dos CRAS também fizeram visitas em entidades socioassistenciais na região.
Além disso, os profissionais foram convidados a conhecer o Museu da Empatia. Essa atividade teve como intuito a qualificação da escuta dos usuários do serviço e aprimoramento da capacidade empática, para que todos possam se colocar no lugar do outro por meio de suas vivências e histórias e refletir sobre preconceitos e estereótipos.
Conforme explica o Ministério do Desenvolvimento Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Através do SCFV são realizados atendimentos em grupo, por meio de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários do equipamento social, seja ele um CRAS ou Centro de Convivência.
Além disso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos funciona como uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Todo esse trabalho é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, que incluem casos como: crianças em situação de violência sexual, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, idosos em situação de isolamento, crianças em situação de trabalho infantil, adolescente com defasagem escolar, entre outros.

 

Saiba onde ficam os CRAS de Itaquaquecetuba:

 

CRAS Jd. Caiuby
Endereço: Rua Ribeirão Preto, 09 – Jd. Caiuby

 

CRAS Morro Branco
Endereço: Avenida Ítalo Adami, 2170 – Morro Branco

 

CRAS Recanto Mônica/Horto do Ipê
Endereço: Rua Três, número 222 – Horto do Ipê.

 

CRAS Jd. Itaquá/Maragogipe
Endereço: Rua Pixinguinha, número 80 B – Jardim Maragogipe


CRAS Quinta da Boa Vista
Endereço: Estrada São Bento, 1691 – Quinta da Boa Vista