Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Exposição de trabalhos encerra ações do Projeto “Jovens Empreendedores” em Itaquá

 

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), Verônica Cosmo Barbosa reuniu-se, em seu gabinete, com representantes regionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para desenvolverem as ações finais do Projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos. A iniciativa compreende a mostra dos trabalhos produzidos pelos alunos das escolas municipais, Benedito Vieira da Mota, Dr. Aristides Jacob Álvares e Dr. José de Freitas Mendonça, com alunos do 1º ao 5º ano.
Na ocasião, o gerente do Sebrae Sérgio Ricardo Gromik enalteceu a parceria com o município e o interesse da Prefeitura de Itaquaquecetuba em incentivar o empreendedorismo.
“A cidade tem uma consciência de educação empreeendedora e nesse sentido as escolas trabalham de forma transversal desde as primeiras séries do Ensino Fundamental este aspecto que é fundamental para a sociedade,” disse Sérgio solicitando à Verônica uma agenda com o prefeito Dr. Mamoru Nakashima para efetivarem a assinatura de aditamento para a continuidade e ampliação no próximo ano do Projeto Jovens Empreendedores. 
Gromik destacou ainda que para o próximo ano a metodologia será reformulada, sobretudo para efetivar um melhor aproveitamento das atividades realizadas online, pois a capacitação para o professor será formatada por uma carga horária de 30 horas aula, sendo 8 horas presenciais e 22 horas de atividades à distância.
Já a secretária de Educação, Verônica, agradeceu imensamente o apoio e a parceria com o Sebrae e explicou que por meio deste estimulo foi possível a criação de lei municipal que trata sobre a abordagem do tema empreendedorismo no currículo do aluno do Sistema Municipal de Ensino. 
“O projeto propicia percorrer caminhos que muitas vezes é ausente na sala de aula e nesse sentido, quando o projeto possui um acompanhamento pedagógico eficaz o aluno levará os benefícios da ação para o resto da vida,” falou a secretária parabenizando os representantes do Sebrae pelo excelente desdobramento do Projeto Jovens Empreendedores que foi executado neste primeiro momento nas três escolas municipais em questão.
O projeto Jovens Empreendedores capacitou 60 professores da EM. Dr. José de Freitas Mendonça, EM. Prof. Benedito Vieira da Mota e a EM. Aristides Jacob Álvares. O eixo implementado em Itaquaquecetuba foi “Primeiros Passos”, cujo propósito da ação é favorecer um ciclo de desenvolvimento sustentável e estimular a atuação empreendedora entre os jovens, tendo como alvo incitar o comportamento empreendedor e foco de negócios para os alunos do Ensino Fundamental. Após a realização da primeira etapa da capacitação com os professores, a segunda etapa consistiu no desenvolvimento do programa junto aos alunos, sendo que cada segmento trabalhou um tema específico, a saber: 1º ano: O mundo das ervas aromáticas, 2º ano: Temperos naturais, 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos, 4º ano: Locadora de produtos e o 5º ano: Sabores e cores. E a finalização do projeto, consistirá numa feira para exposição dos trabalhos, reunindo todos os segmentos da escola.
SERVIÇO No dia 25 de novembro de 2017, das 9h às 12h, a exposição será realizada na quadra da EM Dr. Aristides Jacob Álvares (Rua: Boa Ventura nº 100, no bairro do Rancho Grande). No mesmo dia a EM Benedito Vieira da Mota realiza a sua feira, das 9h às 12h (Rua: MMDC nº 92, Centro). Já no dia 30, das 8h30 às 17h30, a “I Feira de empreendedorismo” acontece na EMEB Dr. José de Freitas Mendonça (Rua: Henrique Giovanni Xavier nº 300, bairro Scaffid).
E por fim, a Verônica Costa Barbosa, agradeceu imensamente ao prefeito Dr. Mamoru Nakashima, pelo o irrestrito apoio para todas as ações da pasta e frisou que a autoridade recebeu no mês de julho do ano de 2016 o Prêmio do Sebrae “Prefeito Empreendedor”, devido as relevantes incentivos e implementações de ações na área do empreendedorismo.