Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Itaquaquecetuba conquista a sua segunda pré-certificação no Programa Município Verde Azul 2017

 

O Município de Itaquaquecetuba obteve a 2ª Pré-Certificação no Programa Município Verde Azul, ao conquistar a pontuação de 52,10 na segunda fase. A premiação ocorreu no último dia 22 de setembro no município de Rio Claro.
A avaliação do Programa Estadual demonstra que o município obteve uma evolução de 66,83% desde junho de 2017, quando Itaquaquecetuba conquistou a primeira pré-certificação. A terceira e última fase está prevista para ocorrer em dezembro deste ano.
Atendendo a critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, município sustentável, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.
Gilson Fidelis, secretário municipal de Meio Ambiente e Saneamento parabenizou todo o trabalho desenvolvido pela administração. ‘‘A conquista desta 2ª certificação é resultado da união do trabalho e empenho entre todas as pastas desta administração na busca dos objetivos, através de ações em prol do meio ambiente, contando com a participação da população. Toda a comunidade é beneficiada com o desenvolvimento contínuo da questão ambiental. Agradeço ao prefeito dr. Mamoru Nakashima por estar nos apoiando nesse trabalho’’.
O Programa Município Verde Azul foi criado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental através da descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A execução de ações estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e concretização de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).