Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Campanha de Vacinação Antirrábica segue em Itaquaquecetuba

 

A Campanha de Vacinação Antirrábica segue a todo vapor em Itaquaquecetuba. De acordo com o balanço divulgado pelo Centro de Controle de Zoonoses pelo menos 12.090 animais do município foram imunizados contra a raiva nos últimos nove dias. A mobilização será realizada até o dia 5 de outubro.
A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar até o final da campanha cerca de 40 mil animais, entre cães e gatos. Até o momento 9.743 cães e 2.347 gatos já foram vacinados.
Nesta quarta-feira (13 de setembro), os agentes de saúde da Zoonoses estarão das 9h30 às 14h, nos bairros: Jardim Nicea (Rua Diamante, Rua Ametista / Rua Rubi, Av. Turmalinas), Nova Louzada (Rua Anhumas / Rua Abaeté) e Jardim Pinheirinho (Rua Guzolândia / Rua Igarapava).
A programação da semana terá continuidade na quinta-feira (14 de setembro), no mesmo horário, também na região do Jardim Pinheirinho (Rua Itapetininga/ Rua Jaborandi, Rua Iracenópolis / Rua Iporanga, Av. Nossa Senhora das Graças / Rua Igarantã) e Nova Louzada (Ruas Águas Formosas / Adamantina e Rua Americana).
Já na sexta-feira (15 de setembro), a ação segue para os bairros Jardim Josely (Estrada do Ribeiro/ Rua Carlópolis e Estrada do Ribeiro/Rua Floresta), Jardim Lucinda (Estrada do Ribeiro/ Rua da Conquista e Rua Cinco) e no Jardim Nossa Senhora das Graças (Rua Esmeralda).
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, no site da Prefeitura (http://portal.itaquaquecetuba.sp.gov.br) e na rede social da administração municipal estão disponíveis os endereços de todos os postos de vacinação para que a população possa levar os seus cães e gatos pare receber a dose da vacina. 
Este ano, o único posto fixo para a vacinação dos animais será o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Senador Canedo, 550, no bairro Scaffid II. No entanto, foram disponibilizados pelo município 110 postos volantes. Entre eles, supermercados, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), associações de bairro e espaços de grande circulação de pessoas. 
ORIENTAÇÕES - A recomendação da Secretaria de Saúde é imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade. Vale destacar que animais doentes, altamente parasitados ou subnutridos não devem ser vacinados. 
Veterinários do município ressaltam que em alguns animais podem aparecer um pequeno nódulo no local em que é feita a aplicação da vacina, no entanto, não é necessário que os criadores do bichinho se preocupem, uma vez que geralmente esse nódulo desaparece em alguns dias. 
Vale destacar que a vacinação antirrábica é importante, uma vez que continua sendo uma das principais ações de controle de raiva em áreas urbanas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4643-1947.