Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

EM Dr. José de Freitas Mendonça é a Campeã Geral da 3ª Olimpíada D+ Conhecimento

 

Foi realizada nesta terça-feira (5) a etapa final da 3ª Olimpíada D+ Conhecimento, na EM Josefa Costa Souza, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), a ação envolveu toda rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino do Fundamental 1, ou seja, aproximadamente 27.000 alunos, que passaram pelas fases eliminatórias internas e externas à escola, ocorridas nos meses de fevereiro, março, abril e maio deste ano e que classificou 75 alunos finalistas dos segmentos 1ºs, 2ºs, 3ºs 4ºs e 5ºs anos.
A competição teve como objetivos: 1) ampliar de forma diferenciada, criativa e significativa, o conhecimento nas diversas áreas do conhecimento do aluno, motivando o professor na busca por uma metodologia dinâmica, em parceria com os professores especialistas, possibilitando o resgate por uma educação escolar de qualidade; 2) contribuir para a inclusão do conhecimento das diversas áreas do conhecimento por meio da troca de experiências; e 3) envolver a rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba em uma ação lúdica de circulação dos conhecimentos, pautados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular Municipal.  
De acordo com secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a Olimpíada D+ Conhecimento na primeira edição contava apenas com a área do conhecimento de matemática e já em sua terceira edição o evento ampliou para as áreas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, entre outros.
“O D+ Conhecimento envolve a participação de muitas pessoas para a construção do evento, além dos alunos, pais e familiares, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores, equipe técnica da Semecti todos como peças de um mosaico formatam esta ação que chega a um resultado brilhante, revelando e estimulando talentos, devido ao empenho de um batalhão de pessoas,” explicou Verônica.
A secretária frisou ainda que no contexto contemporâneo o educador precisa ser pró-ativo e se reinventar, deste modo, a relação da educação no dia a dia da sala de aula, ensino-aluno-aprendizagem necessita ser realizada de forma prazerosa.
Sagraram-se vencedores da 3ª Olimpíada D+ Conhecimento do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba 2017, as seguintes escolas: 1º Ano Campeã equipe da EM Dr. José de Freitas Mendonça, 2º Ano Campeã equipe da EM Benedito Vieira da Mota, 3º Ano Campeã equipe da EM Josefa Costa de Souza Moura, 4º Ano Campeã equipe da EM Josefa Costa de Souza Moura, 5º Ano Campeã equipe da EM Profª Roseli Aparecida Mendes. E, por fim, a Unidade Escolar que levou o troféu de Campeã Geral somando a maior pontuação em todas as etapas, foi a EM Dr. José de Freitas Mendonça.