Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Professoras de Itaquá recebem convite para palestrar no 3º Simpósio de Educação Especial da Unicsul

 

Nos próximos dias 25 e 26 de agosto de 2017, técnicas do Departamento da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação  (Semecti) de Itaquaquecetuba  participarão, pela primeira vez, do 3º Simpósio de Educação Especial na Universidade Cruzeiro do Sul, no Anfiteatro do Bloco D, Campus São Miguel, Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225.
De acordo com o site da instituição o “3º Simpósio de Educação Especial: discutindo as questões da inclusão e acessibilidade nas diferentes modalidades de ensino: da educação infantil ao ensino superior ação docente”, tem por objetivo trazer à reflexão e debate a inclusão e acessibilidade nos diferentes níveis de escolarização em nosso país, tema que inquieta os profissionais envolvidos com o processo de escolarização, que atuam na inclusão escolar do aluno com algum tipo de deficiência, altas habilidades/superdotação e autismo.
No dia 26 de agosto (sábado), às 10h, as técnicas do Departamento da Educação Especial da Semecti, a diretora Luciana de Almeida Chaves Romanholo (psicopedagoga) e a professora Jaqueline Lima da Silva Garcez de Almeida (fisioterapeuta), irão apresentar o tema “Os desafios da inclusão no Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba”, mesa que estará sob a coordenação da professora Célia Regina da Silva Rocha (Unicsul) que também é a responsável geral pela organização do evento. E, às 15h, as professoras Celi Romana Maciel, Fátima Aparecida da Silva e Nilva Guedes de Souza - também da rede municipal de Itaquá -, ministrarão uma Oficina Pedagógica intitulada “As possibilidades de intervenção para alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA)”.
Para Luciana é muito importante à participação do Departamento de Educação Especial de Itaquá no evento. “Temos o intuito de demonstrar as ações já desenvolvidas atualmente na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, além de compartilhar experiências com os municípios vizinhos”, comentou.
Já a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa parabenizou as profissionais da Semecti que irão participar do evento e disse estar muito contente pelo reconhecimento do corpo técnico da secretaria de Educação de forma externa ao município. A secretária lembrou ainda, que as supervisoras Eliana Silva e Denise Almeida foram convidadas recentemente pela secretaria de Educação de São José dos Campos para ministrarem palestras no Vale do Paraíba. Além disso, professores da rede municipal constantemente têm os seus trabalhos aprovados em simpósios e congressos acadêmicos.
“Cada convite e participação obviamente é o coroamento da qualidade de nossos profissionais, em relação as experiências e vivências do dia a dia com os nossos alunos e com a realidade de nossa cidade”, concluiu Verônica.
Mais informações sobre o 3º Simpósio da UNICSUL poderão ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: <http://www.cruzeirodosul.edu.br/noticias/e-pic-e-pic-proesp-completa-20-anos-e-realiza-simposio-em-comemoracao/>.