Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Escolas municipais de Itaquá recebem ações do projeto Ecoviver

 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (10) a primeira Mostra na Unidade Escolar do Projeto Ecoviver/2017. A ação foi realizada na EM. Vereador Leolino dos Santos. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) com a EcoRodovia, viabilizado por intermédio do Ministério da Cultura.
O evento faz parte do cumprimento da segunda Etapa do projeto, que tem por objetivos: sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar acerca do território em que vivem; fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade; despertar o sentido de pertencimento e estimular o exercício da cidadania; proporcionar intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura. E é desenvolvida por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos com suporte técnico do departamento de Coordenadoria Pedagógico.
Criado em 2006, viabilizado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovia, o Projeto Ecoviver, transforma alunos e professores, mediado pela linguagem das artes cênicas, para uma nova visão acerca da realidade em que vivem e das questões urgentes da atualidade, por meio do desenvolvimento de atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento, tendo como foco o meio ambiente. O Projeto Ecoviver envolve professores, alunos e comunidade de escolas públicas dos municípios dos Estados – Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. E, em 2017, atenderá também os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.  A equipe do Projeto Ecoviver possui os seguintes membros: Coordenação Geral: Emiliana de Paula – gerente do projeto, Fabiana Guilherme – responsável pela produção, Cláudia França – responsável pela comunicação e Elaine Lopes – coordenadora pedagógica responsável pela cidade de Itaquaquecetuba
Neste ano a temática a ser desenvolvida pelo Projeto Ecoviver abrange questões como: água, alimentação, consumo de resíduos, saúde e sociodiversidade, tendo como foco os alunos dos 5º anos, cuja proposta da ação neste ano é potencializar o protagonismo juvenil. E o desenvolvimento metodológico baseia-se na gamificação, sala de aula invertida, contação de história e estudo de caso. A cada etapa da Jornada Ecoviver, os alunos apresentarão uma evidência de realização à coordenadora pedagógica local. Na prática, os discentes desenvolverão ações concretas para conclusão de projetos socioambientais. Na conclusão da Jornada Ecoviver, iniciam as atividades para as Mostras Teatrais e os alunos poderão inscrever seus projetos no prêmio Ecoviver + Ação.
Segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a parceria se mantém no município há 7 anos e tem possibilitado o estímulo à mudança de hábitos e comportamentos em relação ao meio ambiente, por meio de ações educativas mediadas pela linguagem artística do teatro. “Os alunos adoram participar do projeto, a metodologia é realizada de forma prazerosa e interativa, ação que estimula o aluno a tornar-se protagonista de sua história e cidadão crítico,” disse a secretária.
 
·         11/8/2017

15h – EM. Floro da Silva (Rua Fernão de Magalhães, 95 - Pequeno Coração)

15h30’ – EM. Josefa Costa de Souza Moura (Rua Edson Fidelis de Moura, 120 – Pq. Piratininga)
·         14/08/2017

8h – EM. Pref. Gentil de Moraes Passos (Av. Brasil, 1.008 – Pedreira)

9h30’ – EM. Vice-Pref. Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva (R: Serra do Espinhaço, 132 - Jd. Paineira)

11h – EM. Prof. Rui Alberto Pestana Henriques (R: Carlos Mariguela, 217 – Jd. Odete II)

·         15/08/2017

16h – EM. Village (Est. dos Índios, 2.300 – Pq. Residencial Village)

17h30’ – EM. Profª Roseli Aparecida Mendes (R: Platina, 155 - Recanto Mônica)

19h – EM. Profª Maria Eulália Nobre Borges (R: Taubaté, 39 - Monte Belo)

·         17/08/2017

8h – EM. Prof. Alceu Magalhães Coutinho (Av. Gonçalves Dias, 350 – Pq. Residencial Marengo)

9h30’ EM. Pref. Benedito Barbosa de Moraes (R: Tocantins, 313 - Vila São Carlos)

·         18/08/2017

14h – EM. Dr. Charles Henry Tyler Townsend (Est. dos Garcia, 15 - Jardim Americano)

16h – EM. José Piacentini (R: 6, 406 - Jardim Nápoli I)

17h30’ – EM. Sebastião Gregório dos Santos (R: Serra do Espinhaço, 132 - Jd. Paineira)