Publicado em 04/06/2014 às 13:02:21 - Atualizado em 04/06/2014 ás 13:38:00

 

Escolinha de Trânsito de Itaquaquecetuba recebe alunos de outras cidades

 

Escolinha de Trânsito de Itaquaquecetuba recebe alunos de outras cidades

A Escolinha de Trânsito de Itaquaquecetuba agora é referência regional na educação de crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Transportes abriu as portas do local, que fica no Parque Ecológico Mário Canto, para receber escolas do ensino básico e fundamental de outras cidades. Elas receberão as mesmas lições que são passadas para os alunos de Itaquá – sobre o funcionamento de semáforos, respeito a faixa de pedestres e educação nas ruas.

A primeira escola beneficiada foi a EMEB “Dr. João Pedro de Almeida”, de Poá. A instituição levou 70 alunos, na última quinta-feira (29), para a Escolinha de Trânsito. A atividade misturou diversão com ensinamento. No local foi montada uma pista de asfalto que simula as mesmas condições das ruas de uma cidade (com semáforos, faixas de pedestres e placas de orientação). Ao invés de carros, as crianças trafegam de bicicletas.

“Acreditamos que esse seja o método mais eficiente de ensinar. Ao mesmo tempo que as crianças participam de uma atividade descontraída, elas recebem orientações de como se comportar nas ruas”, afirmou a coordenadora da Escolinha de Trânsito, Sueli Manente.

A Escolinha de Trânsito foi reaberta pelo prefeito Mamoru Nakashima em maio do ano passado. Nesse período quase 10 mil crianças já passaram pelo local. E a partir desse mês a estrutura está disponível para outras cidades. “Ficamos felizes por ajudar na educação de trânsito de toda região. Esperamos que outras escolinhas como a nossa sejam criadas por outras prefeituras”, disse Sueli.