Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Itaquá é pré-certificada no programa Município Verde Azul

 

O município de Itaquaquecetuba conquistou a primeira Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul 2017 ao atingir 31,23 pontos.

O programa Município Verde Azul promoverá no total de três avaliações durante o ciclo de 2017, sendo previsto para as demais pré-certificações ocorrerem em setembro e dezembro deste ano.

Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. 

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba, Gilson Fidelis.

"Estamos orgulhosos. O resultado alcançando é fruto de todo trabalho empenhado, compromisso assumido através da Secretaria de Meio Ambiente, em atender a agenda ambiental em ação conjunta com demais Secretarias Municipais, em Itaquaquecetuba. É o desenvolvimento do meio ambiente, contando com a contribuição de todos" afirmou o secretário. 

O Programa Município Verde Azul, do Estado de São Paulo, tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando e auxiliando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do estado. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).