Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Mais de mil jovens visitaram a III Feira Estudantil de Itaquá

 

Mais de mil jovens visitaram a III Feira Estudantil de Itaquá
 

Estudantes que já começam a enfrentar o dilema da escolha profissional deram nesta sexta-feira, 12 de maio, um passo importante rumo a uma decisão. Cerca de mil pessoas – a grande maioria jovens que já concluiu ou está em vias de concluir o Ensino Médio – visitaram a terceira edição da Feira Estudantil Profissionalizante de Itaquaquecetuba.
Assim como nas edições anteriores, o objetivo do evento foi proporcionar um direcionamento do jovem/estudante da cidade para o ensino profissionalizante (público e/ou privado), em seus diversos níveis (livres, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, entre outros).
A estudante Bruna Vieira Costa, moradora do Aracaré, disse que embora já saiba que pretende atuar em Nutrição, a Feira contribuiu para que ela tivesse mais informações sobre a área: “Foi muito bom, porque pude fazer o teste vocacional e ter ainda mais certeza de que é isso mesmo que eu quero”.
Já o aluno da escola Ondina Leite dos Santos, Gabriel Pereira Salvador, disse que o evento foi importante porque abriu mais a sua mente para as várias opções que existem no mercado de trabalho: “A feira ajuda a adquirir mais conhecimento sobre essas opções. Para nós que somos jovens e estamos tentando decidir nosso futuro, foi muito importante”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato, o evento superou as expectativas: “A visitação foi excelente e os jovens aproveitaram a oportunidade que tiveram para entrar em contato com importantes instituições de ensino que atuam no município, sejam públicas ou privadas, para obter informações que os ajude a clarear as ideias e auxiliar na escolha do que vão querer fazer no futuro profissional”.
O prefeito Mamoru Nakashima também salientou o lado da preparação dos jovens para o mercado de trabalho dentro do próprio município: “A Feira também visa ajudar os jovens que se preparam para iniciar a vida profissional para que ele tenha uma formação qualificada e possa concorrer em melhores condições no mercado de trabalho que está muito difícil. Itaquá tem mercado para esses jovens e com parceiros como a Etec, Fatec e Instituto Federal, eles podem se preparar melhor para conseguir essas vagas e se fixar na cidade”.
O evento contou ainda com a aplicação de jogos educativos, sorteios de prêmios e brindes, oferta de testes vocacionais e palestras voltadas à orientação profissional. Mas, o foco principal do evento foi o direcionamento dos jovens às qualificações em diversos segmentos: idiomas, informática, técnicos voltados à indústria e à administração em geral, saúde (enfermagem), estética e beleza, carreira acadêmica nas mais variadas profissões etc.
Com 20 expositores, o evento foi fruto de uma parceria entre a prefeitura de Itaquaquecetuba (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico – SEMDE, Desenvolvimento Social – SEMDS, Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI) e a Diretoria Regional de Ensino (D.E).