Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Professores da Educação Infantil participam de Formação Continuada

 

Professores da Educação Infantil participam de Formação Continuada

 
Cerca de 600 professores de Educação Infantil da rede municipal de Ensino de Itaquaquecetuba iniciaram nesta semana o curso de Formação Continuada 2017. Os encontros são resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Guarulhos, campus Itaquá.
Na última segunda-feira, 10 de abril, os docentes receberam estudos sobre concepção da infância: organização do trabalho pedagógico, avaliação, brincar e educar. O tema norteador desta edição é “Os Campos de Experiência na Educação Infantil”. Os encontros estão orientados pelos estudos da Base Curricular Nacional, documento que vem sendo construído e está em processo de finalização pelo Ministério da Educação.
Além disso, contam com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e a Proposta Curricular Municipal e tem como objetivo principal promover reflexões e debates em torno das múltiplas possibilidades de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Participam desta ação em torno de 600 professores da Educação Infantil.
Segundo Eliana Aparecida Silva dos Santos, diretora do departamento de Coordenadoria Pedagógica, os campos de experiência evidenciam importantes processos das crianças que terão continuidade e progressão nas demais etapas da educação básica: “Isso é fundamental nas discussões para o aprimoramento das práticas pedagógicas proporcionando sugestões de atividades interdisciplinares com objetivo de contextualizar a aprendizagem, fazendo que a criança perceba o mundo ao seu redor por meio do ambiente escolar”. 
A secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, destacou a importância da continuidade da formação subsidiando os docentes do Sistema Municipal de Ensino e contribuindo com a melhoria da qualidade da Educação Municipal: “Todas as ações da pasta só tem sido possível graças ao irrestrito apoio do prefeito Dr. Mamoru Nakashima e de parcerias como, por exemplo, esta firmada entre a Semecti e a UNG, desde o ano passado”.