Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Projeto Ecoviver 2017 começa com workshop para professores da rede municipal

 

Projeto Ecoviver 2017 começa com workshop para professores da rede municipal

 

Professores da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba participaram no último sábado, 8, em Guarulhos, do workshop de abertura do projeto Ecoviver 2017. Neste ano, a iniciativa criada em 2006 pelo Grupo EcoRodovias, da concessionária Ecopistas (que administra a rodovia Ayrton Senna), continuará discutindo o tema sustentabilidade.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participa do projeto desde 2010. Os encontros com professores têm por objetivo ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando a formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com o meio ambiente.
A coordenadora pedagógica do projeto na região de Itaquaquecetuba, Elaine Lopes, disse que para 2017, o Ecoviver traz uma inovação na sua proposta metodológica, com a Jornada Ecoviver. Trata-se de um jogo disputado em etapas em que os alunos devem alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola.
Desta forma, temas relacionados à sustentabilidade, como social, econômica, ambiental, política, ética, cultural e estética serão tratados durante os workshops e trabalhados com os alunos dentro da perspectiva de arte educação e cidadania ativa.
 “O desafio dos professores e alunos envolvidos no Ecoviver será o de buscar alternativas para transformar a escola em um território sustentável e criar uma peça teatral alinhada ao tema trabalhado pelo grupo, que será apresentada no encerramento do projeto”, explicou a profissional.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa os workshops são fundamentais para instruir os professores envolvidos no processo, “para desenvolverem em sala de aula a ação com os alunos”.