Publicado em 30/11/-0001 às 00:00:00 - Atualizado em 30/11/-0001 ás 00:00:00

 

Defesa Civil amplia monitoramento em áreas de risco em Itaquá

 

Defesa Civil amplia monitoramento em áreas de risco em Itaquá

 

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Defesa Civil, está ampliando o monitoramento nas 33 áreas de risco existentes na cidade. Também está sendo colocada em prática uma ação de gestão de risco com propósito de preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais durante o período de chuvas que irá de 11 de março a 2 de abril.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kleber Conceição, todos os detalhes e ações que estão sendo realizados neste período, considerado de risco, se devem pelo grande volume de chuvas que irão afetar a cidade nas próximas semanas.
“Somente na noite de terça (14) choveu 81 mm, quando o normal nesse período é 50 mm, o que eleva o nível de atenção e prevenção no município, devida a previsão de mais chuvas nos próximos dias”, comentou Conceição.
Já o secretário de Segurança, Alexandre Siqueira, fez um alerta para que a população não jogue lixo nos rios, pois, pode piorar ainda mais a situação.
“O combate às enchentes é uma responsabilidade de todos nós, começando por não jogar lixo, entulho, sofás, pneus nos córregos e nas suas margens, tudo isso impede a vazão da água”, avisou Siqueira.
O monitoramento já está sendo feito na cidade inteira e a Defesa Civil está de alerta e preparada para possíveis problemas. Entre os trabalhos realizados estão monitoramento das áreas de risco, monitoramento pluviométrico, mapeamento dos alagamentos, limpeza dos córregos e bueiros da cidade.
De acordo Conceição, Itaquá dispõe de pluviômetros automáticos instalados em pontos estratégicos da cidade, que medem a quantidade de chuva que caiu em até 92 horas.
Como parte do trabalho de prevenção, a Prefeitura também está limpando e desassoreando dos córregos da cidade. Em caso de problemas relacionados às chuvas, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.